quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por que é tão difícil fazer diferente?

Li esse texto num site e achei que deveria compartilhar aqui. Ele vem de uma famosa experiência realizada com macacos pra explicar por que temos tanta dificuldade em modificar processos preestabelecidos. Aqui vai:

Comece com uma jaula contendo cinco macacos. Dentro da jaula, pendure um cacho de banana numa corda e coloque uma escada debaixo dele. Em breve, um macaco irá até à escada e começará a subir em direção às bananas. Assim que ele tocar na escada, todos os outros macacos são pulverizados com água gelada. Após um tempo, outro macaco fará uma tentativa com o mesmo resultado, e todos os outros macacos são pulverizados com água gelada. Em pouquíssimo tempo os macacos tentarão impedir que isso aconteça.

Agora, deixe a água gelada de lado. Remova um macaco da jaula e substitua-o por um outro. O novo macaco vê a banana e deseja subir na escada. Para sua surpresa e horror, todos os outros macacos o atacam. Após outra tentativa e ataque, ele descobre que se tentar subir na escada, será atacado.

Em seguida, remova outro dos cinco macacos originais e coloque um novo. O recém-chegado vai à escada e é atacado. O novato anterior participa da punição com entusiasmo! Da mesma forma, troque o terceiro macaco, e o quarto, e o quinto.

Toda vez que o macaco mais recente chega à escada, é atacado. A maioria dos macacos que está batendo nele não tem idéia do porquê não é permitido subir na escada, ou por que está participando no espancamento do macaco novato. Depois de substituir todos os macacos originais, nenhum dos macacos restantes jamais foi pulverizado com água gelada. Apesar disso, nenhum macaco jamais se aproximará novamente da escada para tentar pegar as bananas.

E por que não? Porque, até onde eles sabem, é assim que as coisas sempre foram feitas por aqui.

Ajuda a entender muita coisa, não acham?


Fonte: Solomom
Texto: Heptagon
Foto: esqueci de anotar, sorry!!!


Ouvindo: Vozes na minha cabeça
Humor: inquieta

10 comentários:

Deni Maciel disse...

ajudar a entender essas coisas nem é tao dificil mas concordo com seu texto...

vou praticar esse "exorcismo" da igualdade...

ps.: ótima foto do gatinho...q bravinho....

vou ficando por aqui.
ótima quinta
e o blasil já está na áfiguica...
a..blasil gumo ao héguissa..
góbinho...
nilmag...
luis fabguianu...
aaah blasil vamu
abraçooo
e desculpe os erros..é que eu tenho teclado pleso

Por que você faz poema? disse...

Somos, "um pouco", macacos?

Max Psycho disse...

Mas é bem por ai mesmo, pois a nossa vida é cheia de proibições feitas por nossos ancestrais , as quais nem mesmo sabemos porque, só sabemos que não pode, assim como os preconceitos que já existiam e fazemos questão de cultivar sem saber porque, parabéns pelo texto baby

Com Anny Maverick disse...

Isso mostra como os seres humanos são.

Poucos tem idéias próprias e as segue. A maioria já pega tudo pronto e segue.

Ai vem aquela história (Muito real) da população (Brasileira) ser tão alienada. E ai já vem quatões políticas que me irritam.

Adorei o texto. Mesmo!

Fernando Segredo disse...

Tudo isso movido pelo medo.

On The Rocks disse...

interessante. vou analisar com carinho.

bj

Doce Nostalgia disse...

Interresante isso *o*

legal você compartilhar esse texto!

Beijos linda, otimo domingo!

Babi Lorentz disse...

ahuihsuia, nunca ia saber dessa experiência. sim, isso explica muita coisa. nós seguimos regras, fazemos o normal. ninguém quer se aventurar para não se machucar, porque o diferente é errado. o legal, pra muita gente, é continuar na monotonia.
normal, né?
xx

. fina flor . disse...

se ajuda, querida

somos igualzinhos aos macacos, agimos por puro condicionamento e muitas vezes nem sabemos o motivo.

por isso, quando alguém 'faz diferente' é atacado... vivo sendo 'atacada' porque digo o que penso e nem sempre penso igual.

quando publiquei um texto num jornal, dizendo que não queria ter filhos, algumas mulheres me atacaram feito macacos ferozes, afinal, 'a mulher nasceu para ser mãe', rs*....

beijocas e boa semana

MM.

Kennedy Lucas disse...

Massa!
Poats, será que os evolucionistas Darwinistas estão certos?
Super rola isso mesmo..